quinta-feira, 9 de abril de 2015


Monselice - Itália

Um pequeno Tesouro escondido no Norte de Itália

De todos os lugares que tive oportunidade de visitar em Itália, houve um que ainda hoje me deixou infindáveis memórias. De seu nome Monselice, pequena vila situada a 30 minutos da cidade de Padova. Os vestígios encontrados indicam-nos que esta vila remonta ao tempo neolítico, segue-se a época do bronze e mais tarde ocupada durante o período Romano, nessa altura Monselice era considerada uma importante fortaleza militar e o centro administrativo de um amplo território situado entre o Rio Adige e as Colinas Euganeas.
Mal saí do comboio tive uma agradável sensação de bem-estar e isso verificou-se durante toda a visita a este lugar.
 Vila de Monselice
Fonte: http://monseliceitalia.blogspot.pt/2013/08/la-rocca-attorno-alla-fine-dell800.html


Saindo da Estação de Comboio em busca do centro passamos pela ponte sobre o Canale Bisatto encontramos a Piazza Mazzini, com a sua Torre do Relógio é aqui que encontramos o Posto de Turismo. Quem nos atende é suficientemente cordial procurando saber a nacionalidade dos turistas e até nos faz um circuito através do mapa na língua vizinha, o espanhol.
De mapa na mão, a poucos metros à frente encontramos o Castello di Monselice Cini , um dos ex-libris da Vila. Aberto de Terça a Domingo realiza 6 visitas guiadas diárias, sem inscrição prévia, apenas mediante o pagamento do bilhete de entrada 5€ estudantes, 8€ preço normal. Devo dizer que cada cêntimo foi o dinheiro mais bem entregue que dei em entradas deste género. Uma guia bastante culta, paciente e atenta, percorremos cada sala do castelo. Lá dentro um espólio incalculável e valioso que apenas pode ser vislumbrado, não sendo permitido tirar qualquer fotografia.
Pois bem, este magnifico castelo remonta ao século XI com uso apenas para ocupação senhorial, dividido em quatro núcleos principais, a CASA ROMANICA (sec. XI) e o seu CASTELLETTO (séc.XII) zonas habitáveis formam a parte mais antiga.
A TORRE EZZELINIANA (séc. XIII) a chama Torre de Menagem com funções defensivas, formam o segundo núcleo.
Mais tarde no século XV o Castelo é adquirido por uma família da Aristocracia Veneziana de seu nome Marcello, iniciasse então a construção de um Palácio utilizando a estrutura do Castelo, constrói uma Biblioteca (séc. XVI) e a capela privada da família. Com o fim da republica de Veneza no fim do século XVIII, o castelo assiste um lento e progressivo declínio, passando de mão em mão a famílias locais. Cai em desgraça durante a I Guerra Mundial em que é usado para fins militares e auxilio à guerra é por fim abandonado no ano 1919 saqueado de todos os seus tesouros.
Felizmente 16 anos mais tarde é adquirido pelo Conde Vittorio Cini, um homem bastante culto e com gosto refinado, começa então a busca por objectos que possam devolver e embelezar o Castelo, trazendo assim à memória os tempos áureos. Revestiu o Castelo de móveis, tapeçarias, pinturas, cerâmicas, instrumentos musicais, armamentos, ... devolvendo ao castelo os tempos medievais e renascentistas que o caracterizavam. Actualmente é propriedade da Região de Veneto.
É um castelo majestoso, sublime, pitoresco. Um autentico conto de fadas.
Mas a vila tem mais para oferecer... seguindo caminho pela via Sette Chiese, logo após a Chiesa Duomo Vechio encontramos um miradouro de fazer as delicias. É tempo para refrescar, merendar e apreciar a vista sobre a vila antes de retomar novamente a caminhada em direção ao Santuário e Igreja di San Giorgio.
Entrando na Porta Romana ou Porta Santa, arco construído 1651, encontramos pouco a pouco seis capelas construídas entre 1605 e 1615. Foi em 1605 que o Papa Paulo V concede a Indulgência plenária do Santuário, tornando-se num caminho de peregrinação para muitos devotos. No interior destas capelas podemos encontrar pinturas de um famoso pintor de veneza Jacopo Palma. 
Por fim, o nosso percurso termina na Igreja de San Giorgio, no seu interior encontram-se 27 corpos santos, 25 restos mortais provenientes das catacumbas de Roma. Três ainda eram crianças, San Costantino e San Rusticiano mortos aos 5 anos de Idade e Santa Chiara morta em tenra idade. Podem ser vistos, já que se encontram em sumptuosos armários vidrados, juntamente com outras relíquias.
Canale Bisatto
                                       
Torre Civica


Piazza Mazzini

Castelo de Monselice Cini

Jardim do Castelo

Vista sobre Monselice
Porta Romana

Sem comentários:

Enviar um comentário