quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Viajar sem destino?

Hoje vou falar de uma notícia que me suscitou interesse e penso ser uma boa oportunidade de negócio.
Como é do conhecimento de todos nós, numa altura em que o desemprego atinge a taxa dos 15% no nosso país, muito se fala em empreendedorismo e ser empreendedor. Ter ideias inovadoras, criar o próprio emprego/negócio, ser criativo numa sociedade cada vez mais competitiva é importante, mas o que é de facto ser empreendedor?
Conceito utilizado pela primeira vez no século XX difundido e utilizado cada vez mais nos dias de hoje, há até universidades que incluem nas unidades curriculares dos seus cursos a disciplina de Empreendedorismo nas suas mais diversas vertentes. Muito resumidamente passará por identificar uma oportunidade de negócio tornando-o lucrativo, pelo meio ainda à a fazer aqueles planos de negócio, prevendo a recuperação do capital investido e o lucro como é óbvio.
Será que todos nós podemos ser empreendedores? Bem, isso dependerá das características de cada um, normalmente são pessoas que não ficam à espera que um emprego "lhes caia do céu", são pessoas pró-ativas, sem medo de arrojar e serem criativas, chefes de equipa, pessoas com mente aberta, sem medo de ouvir criticas e consequente melhorar com elas. Mas não basta ter boas ideias há que as saber colocar em prática e é isso que faz um empreendedor ter sucesso na vida.
A notícia que vos trago é de duas jovens que criaram uma espécie de agência de viagens (elas chamam-lhe promotora de viagens mistério), a Mistrip (provavelmente será uma associação de palavras Mistério + trip(viagem), eu pessoalmente apostaria em outro nome para a marca), basicamente o cliente apenas dirá quanto do seu orçamento pretende despender na viagem, optar pela data de partida e regresso, o resto... Surpresa!
A agência tratará, portanto, de organizar a viagem, escolher o destino, fazer o itinerário e tratar de todo o restante processo. Inicialmente o/os participante/s terão que preencher um questionário, nele constam: o valor do orçamento como é óbvio, datas, número de participantes, preferência pelo destino (nacional ou estrangeiro/ praia ou campo), tipo de alojamento desejado, problemas relacionados com a saúde. Após análise de todos os elementos serão formuladas as propostas de destino em que o cliente terá a palavra final, ou seja, poderão ser totalmente mistério ou não.
Bem, admito ser uma ideia interessante e com procura de mercado, apostar no turismo que como sector já representa cerca de 14% do PIB do país parece-me bem.
O objectivo será fugir um pouco das agências do mesmo segmento a operar no mercado com pacotes tradicionais e previamente elaborados, em que todos somos ao fim ao cabo "obrigados" a regermo-nos pelos seus programas. Mas a mim não me agrada é o facto de serem os outros a decidir por mim, eu que gosto de organizar a minha viagem, com todos os detalhes estudados, saber para onde vou e como quero ir, fazer uma pesquisa antecipada do que posso ver e visitar. Aterrar sabe-se lá onde e pensar "será que trouxe roupa apropriada?" ver-me deparada com esta situação, deixa-me nervosa. Mas lá está, à que sair da nossa zona de conforto, saber aceitar desafios e testar a nossa capacidade de resposta e reacção, portanto desafio aceite, pode ser uma oportunidade quem sabe para preparar uma partida a alguém!! Eh Eh Eh

Aqui fica o link para quem possa vir a estar interessado
http://gomistrip.com

Sem comentários:

Enviar um comentário