segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Camping in Iceland
Há muito que pensava criar um blog nem que fosse de e com futilidade, dia-a-dia (um diário), moda, culinária, livros, ... mas um tema que sempre me fascinou foram as viagens. Como estou prestes a fazer uma viagem que certamente me trará boas recordações e será única para a vida, sim porque cada viagem é única, decidi pôr mãos à obra e começar a minha aventura. 
Gosto de wallpapers que me façam viajar, que me prendam o olhar, que tenham a capacidade de me transportar no tempo, seja ele qual for. Este em especial "Camping in Iceland" é um deles sem dúvida. Já se imaginaram num sítio assim, a acampar na Islândia, sozinhos, com temperaturas negativas e com esta paisagem natural espetacular?! Não sei que sentimentos expressar agora mas in loco certamente não deveriam faltar. 
Gosto de viajar sózinha, há quem não se sinta preparado ou até deteste a ideia de uma viagem solitária, o meu namorado por exemplo, fica arrepiado só pelo fato de pensar em viajar sózinho, não sei se o assusta o fato de o por à prova, se por não ter com quem falar e decidir o rumo a seguir, mas a mim, o turismo solitário é uma ideia que me agrada e me faz sorrir, até porque já o fiz. Não é que não precise de companhia, ou seja uma pessoa infeliz e solitária, a verdade é que viajar sózinha dá-te liberdade de escolha, dá-te um novo mundo com novas sensações, emoções para experienciar, um teste à tua capacidade de resposta nas mais variadas situações. Gosto de desafios, de testar os meus limites, gosto do impensável, de contrariar os incrédulos e especialmente pelo fato de ser mulher. Recomendo que leiam um livro de Gonçalo Cadilhe "O Mundo é Fácil" o testemunho de uma das participantes do livro, Miguta Água Silva, dá-nos o seu testemunho, é mulher e viaja sózinha pelo continente Asiático (o seu preferido), recomendações, regras a ter em conta, e conta-nos a sua experiência de deixar tudo para realizar o sonho antigo de viajar pelo mundo. É sem dúvida inspirador para quem tem o "bichinho" das viagens a morar dentro de si, por vezes valorizamos mais o nosso bem-estar profissional que pessoal, valorizamos o material, o palpável, mas há coisas na vida que nos podem fazer sentir tão bem e realizados, como uma simples e grande viagem por exemplo, não pela sua dimensão mas com o sentimento final de preenchimento e satisfação. Com a leitura deste livro em especial do seu testemunho, incute-nos e suscita-nos a vontade de iniciar a viagem naquele exato momento, sem medos, sem receios, sem gastos, sem ter a sensação de perda de tempo... no final o que retiramos da experiência compensa tudo o resto. Há umas décadas atrás seria impensável uma mulher viajar sózinha, até porque a sociedade não estava preparada e acredito que nem a própria mulher se sentia segura e confiante para o fazer. Mas felizmente que tudo mudou e evoluiu, especialmente a mentalidade.
Recentemente li uma frase na internet que dizia "Travel it's the only thing you buy that makes you richer" o que de fato é. Todos falamos de experiências de vida/pessoais, muitas destas experiências podem ser retiradas numa viagem, muitas das tuas decisões do dia-a-dia são influenciadas pelo teu comportamento, portanto, se viajar te pode tornar mais tolerante, paciente, compreensivo, atento, open mind, confiante ..., todas estas virtudes vão passar a ser usadas por vezes sem que te dês conta no teu dia-a-dia, seja pessoal seja profissional. 
Bem, mas com tudo isto o importante a reter é que seja só ou acompanhado o importante é sair da nossa zona de conforto. Façam planos para uma viagem, nem que seja ao país vizinho, tornem-se contadores de histórias, uma nova cultura, um país diferente, o desconhecido, o idioma, as gentes, o tempo, os sítios, a vida...
"Um dia, a tua vida vai passar em frente aos teus olhos. Assegura-te de que vai valer a pena ver"


Sem comentários:

Enviar um comentário